quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Instalação - Cildo Meireles

A arte da instalação teve origem no início da década de 60. Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Os elementos podem ser palavras, fotos, vídeos, objetos comuns. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações.
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.
As instalações podem ser autobiográficas ou celebrar vidas alheias. Podem também caracterizar-se como intervenções em espaços arquitetônicos.
As instalações podem ser concebidas para um lugar específico, ou idealizadas para diferentes locais.
Durante os anos 80 e 90, os artistas começaram a misturar mídias e estilos dentro de uma mesma instalação. À primeira vista, parecem ser feitas de elementos que não se relacionam, mas o que lhes confere unidade é um tema central.
A instalação, na Contemporaneidade tornou-se mais complexa e multimidial, enfatizando a espetacularidade e a interatividade com o público. As combinações com várias linguagens como vídeos, filmes, esculturas, performances, computação gráfica e o universo virtual, fazem com que o público se surpreenda e participe da obra de forma mais ativa, pois ele é o objeto último da própria obra, sem a presença do qual a mesma não existiria em sua plenitude.

Missão / Missões (Como construir catedrais) é uma instalação criada pelo artista Cildo Meireles.

Um piso feito de 600 mil moedas de um centavo é ligado a um teto feito de 2 mil ossos de boi por uma coluna branca de 800 hóstias, que simbolicamente ligam o céu a terra. Essa obra se refere às missões fundadas pelos jesuítas na América do Sul entre 1610 e 1767 para converter os indígenas ao catolicismo. Os missionários buscavam resgatar os índios do canibalismo, convertendo-os ao cristianismo. Em troca, ofereciam a Eucaristia, consumo do corpo de Cristo.

A Cortina evoca a teatralidade barroca, o interior do tabernáculo em que é mantida a Eucaristia. A Igreja Católica é criticada por suas iniciativas de aculturação (adaptação de um indivíduo a uma cultura diferente) empreendidas da América e em outros continentes por religiosos.
Essa obra é uma representação do poder espiritual e do poder material, o divino feito de ossos, a terra inundada por moedas, e a coluna de hóstias ligando as duas extremidades.
Vídeo da obra Missão / Missões (Como construir catedrais) de Cildo Meireles, instalada no Blanton Museum of Art no Texas
"Marulho", obra de Cildo Meireles, é composta de um píer (construção que avança para o mar) de madeira. No chão, milhares de livros abertos em páginas com imagens de oceanos, entrelaçados ordenadamente, formam um mar onde se pode avançar caminhando pelo deck. Ao seguir adiante, ouve-se cada vez mais alto e claro a palavra água, falada em 80 línguas por crianças e adultos.
Babel, é outra instalação de Cildo Meireles. Uma torre de cinco metros de altura feita por mais de 900 aparelhos de rádio empilhados em círculo. Ao se aproximar da torre, pode-se distinguir o que cada um dos rádios está tocando. Música, notícias, conversa com os ouvintes. O caos começa a ganhar forma.
O título “Babel” reporta-se ao episódio bíblico da Torre de Babel, que teria sido,
segundo o mito, a causa primeira de todos os conflitos entre agrupamentos humanos.
Essa confusão também está presente na instalação Babel de Cildo
Meireles, pelo fato dos aparelhos de rádio, estarem, simultaneamente,
ligados e sintonizados em diferentes estações, emitindo sons de várias
programações em línguas diferentes, metaforicamente, revela a contradição
atual de que há uma crescente globalização da comunicação e da informação entre os povos.
A diferença é que não há um completo entendimento entre eles, pois nem o espaço de cada um é respeitado.


Vídeo das obras "Babel" e "Marulho" do artista brasileiro Cildo Meireles, instaladas no Museu da Vale, cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo, Brasil, entre 30/06 e 17/09/2006.


Trabalho Individual

Responder:
1) Você consegue estabelecer uma relação entre as obras Babel de Cildo Meireles e Torre de Babel de Pieter Brueghel? Qual?
2) Qual é a melhor obra na sua opinião? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário